Agência de publicidade: 3 pontos de atenção antes de contratar

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Design gráfico: como aproveitar o trabalho da agência?
18 de julho de 2022
agência de publicidade

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Se você está considerando contratar uma agência de publicidade, saiba que existem diversos tipos de agência, e cada uma delas traz seus prós e contras, o que inclusive já ficou claro em outro artigo onde discutimos as vantagens de uma agência de publicidade que também atua na área de marketing.

Quais os 3 pontos a se considerar ao contratar uma agência de publicidade?

1- A agência de publicidade faz questionamentos para compreender melhor a sua empresa, sem propor “soluções milagrosas”?

Agências sérias não trazem respostas simples aos desafios de comunicação, especialmente quando se busca uma agência capaz de atuar em várias mídias e com conhecimento para oferecer soluções especializadas para sua empresa.

Algumas agências só são capazes de oferecer um tipo de mídia ou de estratégia, e na visão delas, mesmo se seu problema for um parafuso, elas vão tentar lhe vender um martelo.

2- A agência respeita o seu conhecimento sobre o seu mercado?

Muitas agências, especialmente agências digitais que vendem “estratégias de impacto”, partem de pesquisas ou modelos prontos que elas trazem de outras experiências e subestimam o conhecimento que o cliente tem sobre o seu próprio mercado.

Isso tende a ocorrer quando uma agência termina o contrato com algum concorrente da mesma área e passa simplesmente a replicar o mesmo trabalho que era feito com o cliente interior.

Esse é um erro comum, pois ignora a personalidade da nova empresa, para reaproveitar campanhas, artes e eventuais resultados positivos, mas que nem sempre são possíveis, pois nem toda empresa do mesmo ramo aplica os mesmos KPIs.

3- A agência apenas faz o que você pede, sem propor alternativas ou dar sugestões?

Uma agência de publicidade tem que oferecer muito mais do que você pede, e não apenas textos e artes para suas mídias sociais, exatamente da forma como você deseja.

Se a sua agência simplesmente faz aquilo que você pede, sem nunca oferecer uma alternativa ou discutir opções e resultados, eles não estão atendendo com estratégia.

Muito mais do que ter pessoal especializado em produzir algo que lhe agrade, a agência deve oferecer uma estratégia completa para produzir aquilo que efetivamente pode lhe trazer mais clientes.

Em resumo: uma boa agência precisa respeitar o seu conhecimento do mercado, compreender as suas necessidades de forma profunda antes de oferecer uma solução e, acima de tudo, uma boa agência precisa oferecer estratégia e acompanhamento de resultados no mesmo volume em que oferece mão de obra criativa.

Se você procura uma agência que respeita a sua expertise, oferece qualidade estratégica na mesma proporção da qualidade artística e tem um planejamento muito claro sobre o que oferecer aos seus clientes, você precisa conhecer a Pquadrado.

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