Anunciar no rádio: quais as melhores estratégias

Como é o fluxo de trabalho de uma agência?
16 de maio de 2022
O que é LGPD e como ela afeta seu negócio?
18 de maio de 2022

Anunciar em rádio pode parecer simples, mas apenas buscar um programa de grande audiência na sua região e fazer seu anúncio pode ser um desperdício enorme de recursos, especialmente se você fizer isso de forma isolada e sem estratégia.
Pode parecer exagero, mas ter uma estratégia de comunicação faz toda diferença, especialmente quando pensamos em estratégia Omnichannel, quando é necessário uniformizar e coordenar todos os esforços de marketing e comunicação em uma estratégia unificada de conteúdo contínuo e fluido.

Além disso, é importante não subestimar os anúncios em rádio, pois esta é uma mídia extremamente valiosa,especialmente agora que cada vez mais pessoas estão utilizando o transporte por aplicativos e boa parte dos motoristas prefere ouvir rádio do que playlists próprias.

Muitos públicos podem ser impactados por essa mídia, por exemplo as donas de casa, as pessoas que trabalham em escritório e não gostam de streaming e tantos outros. O importante é confiar na sua agência para produzir e veicularsua propaganda em rádio de forma inteligente e adequada.

Quais os cuidados que uma agência tem ao colocar um Spot no rádio?

Uma agência especializada, ao desenvolver uma estratégia com spots de rádio, visa atingir o público mais interessante para a sua empresa, e isso é feito pelo mapa de programação da rádio, também chamada de grade.
Depois de estabelecer os spots na grade, é necessário definir a forma de comunicação. Nesse sentido, pode ser feitacom uma inserção feita ao vivo pelo próprio radialista ou inserções no horário comercial, quando se usa um comercial gravado.
A inserção feita ao vivo tem a vantagem de não precisar de uma gravação e pode ser encarada como uma opção mais segura, porque que o radialista já tem atenção do público que queremos atingir.
A desvantagem nesse caso, é a possibilidade deste tipo de parceria ser comprometedora
caso o radialista se envolva em alguma polêmica. Em alguns aspectos, esse tipo de associação é tão arriscadaquanto a parceria com algum influencer digital, por isso fique atento.

Um erro muito comum em spots de rádio é tentar inserir informações demais em uma mensagem curta, falada de forma extremamente rápida, o que dificulta a compreensão da mensagem, especialmente se você estiver interessado no público da terceira idade.
Assim, é melhor desenvolver vários textos curtos, para que a mensagem seja clara e atinja seus objetivos.

Uma forma interessante de utilizar os spots de rádio é usá-los como uma forma de iniciar uma interação com o público, criando uma campanha conjunta com um hotsite promocional, ou um desconto especial vinculado a algum anúncio em determinado programa, o que pode ser utilizado como uma forma de rastrear o sucesso da sua campanha.

Se você quer conhecer mais possibilidades para as suas campanhas de rádio, entre em contato com a Pquadrado. Teremos prazer em conhecer melhor suas necessidades e ajudar a desenvolver uma campanha incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.