Como mover a comunicação da sua empresa como as peças de xadrez?

14/06/2021 | Novidades

Como mover a comunicação da sua empresa como as peças de xadrez?

A administração de uma empresa é uma atividade extremamente complexa e, em muitos aspectos, diretores acabam se envolvendo em uma série de atividades que não são o foco central da empresa, mas que são importantes demais para serem ignoradas.

A comunicação, sem dúvida nenhuma, é uma delas. Acontece que existem riscos muito sérios em centralizar excessivamente os processos decisórios da empresa, fazendo com que ela fique pouco dinâmica e por isso sofra com uma série de dificuldades.

Hoje nós vamos mostrar como você pode dinamizar e movimentar a comunicação da sua empresa, ao permitir que especialistas no assunto possam oferecer sua expertise, gerando economia tanto de tempo quanto de dinheiro, além de um excelente posicionamento comunicacional e de marketing.

 

Os riscos do comportamento centralizador e a necessidade de especialistas.

É importante entender que existe uma diferença entre assumir as responsabilidades administrativas da empresa e tornar-se um líder centralizador. A diferença fundamental entre esses dois comportamentos é que um deles é qualidade de grandes líderes, que não se trancam em escritórios e passam lá o dia inteiro, mas que enxergam a empresa como uma fonte de renda, estando lado a lado com sua equipe o tempo todo e se tornando parte importante do bom funcionamento da empresa.

Já o segundo tipo, o líder centralizador, passa a impressão de uma pessoa desconfiada, incapaz de delegar qualquer tipo de decisão a outro profissional.

Isso é ruim por dois motivos: primeiro, porque faz com que a quantidade de trabalho que tem que absorver seja absurda, o que vai fazer com que perca qualidade de vida de forma alarmante.

Segundo, porque que nenhuma pessoa vai ficar realmente à vontade para dar 100% de seu trabalho em uma empresa onde a liderança é centralizadora, simplesmente porque não sente a liberdade necessária para efetivamente vestir a camisa da empresa.

Outro aspecto fundamental sobre esse estilo de gerenciamento é que sempre vai pecar pela falta de um especialista. Se todas as decisões estratégicas precisam passar e são 100% desenvolvidas e aprovadas pelo diretor da empresa, a falta de outras opiniões e visões mais especializadas pode fazer com que estratégias que pareciam muito boas em teoria, na verdade se comprovem desastrosas.

 

A analogia da Rainha no jogo de xadrez.

Uma analogia que gostamos de usar para que esse tipo de estratégia seja desencorajada é a importância da Dama, ou Rainha, dentro de um jogo de xadrez.

Ela é a peça com mais habilidades e a mais poderosa, mas dificilmente avança sozinha, pelo simples motivo de que é arriscado demais colocar essa peça tão importante no “front”, sem nenhum tipo de suporte ou de reforço.

Os Peões, os Bispos e os Cavalos são usados como suporte e reforço para Rainha, cobrindo sua retaguarda, evitando que ela seja tomada e, às vezes, até se sacrificando por ela.

Quando assumimos a posição de direção em uma empresa, nos tornamos a Rainha desse jogo de xadrez. Não podemos estar em todos os lugares, nem acreditar que seremos capazes de fiscalizar individualmente cada um dos processos da empresa. É para isso que existem os gerentes e também é por isso que as empresas terceirizam setores chave que estão fora da expertise da empresa, como contabilidade e comunicação.

 

A Pquadrado quer ser a sua Torre

 

A Torre, dentro da estratégia do xadrez, é a segunda peça mais importante, isso porque ela tem grande valor ofensivo e defensivo, sendo capaz de bloquear grandes áreas do tabuleiro e ameaçar posições-chave, além de ser a única peça capaz de salvar o rei com um movimento simultâneo chamado Roque.

A Pquadrado quer assumir essa posição na sua empresa, oferecendo suporte de comunicação tanto para campanhas institucionais e de defesa quanto para estratégias mais ofensivas, vendedoras e assertivas.

Pode confiar que com os serviços da Pquadrado, sua Dama e seu Rei estarão muito mais protegidos! Entre em contato conosco e vamos preparar uma estratégia juntos!

 

Tags:

Compartilhar: