Qual a Importância do Inbound Marketing para Estratégias Digitais em 2020?

31/01/2020 | Marketing

Qual a Importância do Inbound Marketing para Estratégias Digitais em 2020?

Qual a Importância do Inbound Marketing para Estratégias Digitais em 2020?

 

O que é Inbound Marketing?

 

O marketing digital tem uma grande importância na estratégia de marketing de qualquer empresa, independentemente do setor, tamanho ou país de origem. Dessa forma, a fim de permanecer competitivos, as empresas são forçadas a explorar essa forma de marketing, que essencialmente pode trazer enormes benefícios a baixo custo.

Inbound Marketing ou “Marketing de Atração” é uma metodologia de marketing digital que requer uma segmentação muito cuidadosa de conteúdos de alta qualidade e relevantes para a persona do nicho da sua empresa.

 

Consiste da união de 3 áreas centrais: Marketing de Conteúdo, Estratégias em Redes Sociais e SEO. A fim de fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa e, consequentemente alcançar a consideração e a conversão, o Inbound Marketing utiliza-se da distribuição de conteúdos relevantes como mecanismo de captação de tráfego.

 

Etapas do Inbound Marketing

Atrair

Nessa primeira etapa o objetivo é captar tráfego qualificado. Ao invés de impactar um possível cliente com uma oferta direta apostando na possibilidade da conversão, como é feito em estratégias tradicionais. O Inbound Marketing visa atrair possíveis clientes para os canais digitais da empresa através da entrega de conteúdos relevantes. Por isso, uma implementação consistente do SEO nos canais digitais é imprescindível para o sucesso nessa fase, já que o tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado.

Mecanismos de implementação: Marketing de Conteúdo, blogs, sites, mídias sociais e SEO.

Converter


Nessa etapa o objetivo, como o nome sugere, é converter o tráfego em seu canal digital em leads para seu negócio. Ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda. Isso pode ser feito através de um formulário para “captação de dados”. Nessa etapa temos outra diferença fundamental em relação às estratégias tradicionais: o potencial cliente passa os seus dados não por causa de um gatilho de oferta direta e sim, pela confiança de que ele terá acesso a conteúdos de alta qualidade e relevantes.

Mecanismos de implementação: Landing pages, formulários, call to action (CTA), CRM e CRO.

Vender


A Venda ocorre depois de um processo de nutrição dos leads capturados com conteúdos mais relevantes e alinhados com a oferta que sua empresa pretende lançar. A vantagem desse método em relação aos métodos tradicionais é que seus leads foram naturalmente segmentados pelo tipo de conteúdo que eles se interessaram. O trabalho então consiste em adequar os possíveis produtos e serviços para cada grupo de interesse dos leads captados.

Mecanismos de implementação: automação de marketing, email marketing, nutrição de leads e lead scoring.

Encantar


Na metodologia do Inbound Marketing, o Funil de Vendas vai além da Conversão (venda ou contratação de serviço) e visa encantar o cliente através de um relacionamento de pós-venda. Dessa forma, ocorre um processo natural de fidelização e ele passa a atuar como um promotor da sua empresa e assiste na atração de novos clientes, realimentando o funil novamente.

Mecanismos de implementação: recomendação do Cliente, relacionamento de pós-venda ativo e conteúdo avançado.

Vantages do Inbound Marketing


O Inbound Marketing ganha mais espaço como opção de Estratégia de Marketing Digital devido a algumas vantagens em relação a estratégias de Marketing Digital tradicionais (Anúncios Patrocinados) como, por exemplo:

Os serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa são encontrados por pessoas já interessadas no nicho da sua empresa.

Por se tratar de um tráfego orgânico (as pessoas estão buscando o conteúdo), esse tipo de estratégia apresenta valores médios mais altos de engajamento.

Além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound também é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca.


Os resultados podem ser medidos em tempo real através do tráfego no canal digital onde o conteúdo está sendo publicado. É possível, também, avaliar a participação da página de conteúdo.

 


Importância do Inbound Marketing para 2020

Nesse contexto, a importância do Inbound Marketing cresceu com as mudanças no comportamento de compra dos consumidores que, para obter informações sobre os produtos que pretendem comprar e economizar tempo e dinheiro, preferem buscar por conta própria conteúdos relevantes com seus interesses.

Portanto, as empresas que obtêm sucesso por meio de uma estratégia de SEO e conteúdos personalizados para os clientes saem na frente da concorrência.

Tags:

Planejamento Marketing Digital Estratégia Digital Inbound Marketing

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