Tendências para 2020 em Marketing

29/01/2020 | Marketing

Tendências para 2020 em Marketing

Você já deve ter visto alguma matéria, anúncio ou alguém falando sobre a experiência do consumidor. Este tema está em alta, e não é atoa, muitas notícias com temas parecidos estão aparecendo nos principais meios de comunicação, como:

 

 . Experiência como tendência para empresas

. Consumidores pagam mais por experiências

. Brasileiro opta por experiência de marca

 

 Quando o tema é “experiência do consumidor”, muitas coisas estão envolvidas, desde o primeiro contato do cliente com a marca/empresa, a comunicação com este cliente, gerar e superar as suas expectativas, o pós-venda e muito mais.

 

Além dos pontos principais e já conhecidos pela maioria dos empresários e empreendedores, existem outras tendências que estão crescendo exponencialmente, e chegando com tudo em 2020. Algumas delas são: Storytelling, Interação e entrega de conteúdo. Hoje existem grandes “Players” no mercado que estão faturando milhões utilizando estas três estratégias. Mas o que são elas, e como funcionam?

 

 Você já parou para pensar que tudo a sua volta são histórias? Acontecendo e sendo vividas constantemente? Os meios de comunicação são experts em utilizar o Storytelling ou “ato de contar histórias”. Tudo que é transmitido em Rádios, Canais de Televisão / Cinema, Jornais, Internet, tudo é história. E por que estes meios de comunicação fazem tanto sucesso? Porque o ser humano ama histórias, e se conecta com elas. Em comparação com uma venda comum, onde o vendedor apenas apresenta o produto, quando o vendedor conta uma boa história relacionada ao produto, isso aumenta drasticamente as chances de realizar a venda.

 

 Já no caso de Interação, um grande exemplo é a Ford, que nas últimas semanas “mapeou “ os seus consumidores sobre tendências para 2020, e 75% dos consumidores querem mais interação humana. Muitas empresas instruem as vendedoras a apenas falar sobre os produtos e sobre a empresa, e acabam se esquecendo que a venda é muito mais que isso, é necessário empatia, analisar o cliente, gerar a comunicação correta, se conectar com o cliente para então realizar uma venda onde ambos saiam satisfeitos.

 

 Como último e talvez o mais importante tópico, temos o conteúdo, hoje a maioria das empresas possuem duas vertentes, ou disponibilizam muito conteúdo, sobre todos os assuntos possíveis e não falam sobre vendas, ou apenas tentam vender sem nenhum conteúdo. É de extrema importância que exista um equilíbrio entre as duas vertentes. Hoje com tanta concorrência o público em geral precisa de mais informações sobre um produto, “passar mais tempo namorando ele”, e quem passar o conteúdo com maestria e finalizar com uma “Chamada para ação”, terá mais chances de finalizar uma venda. Indicamos a Lei de Pareto, 80% de conteúdo e 20% de vendas, no começo pode parecer difícil se desvincular de “5 promoções por semana nas redes sociais”, porém esta estratégia irá aumentar a credibilidade de sua marca, dos seus produtos, e fidelizar seus clientes, pois você entregou algo que ele realmente precisava.

 

 Pense em tudo isso e avalie seu posicionamento hoje, como está seu Storytelling? Você tem interagido com seu consumidor da forma certa? E você está realmente falando o que seu cliente quer ouvir?

 

 Pode ser difícil pensar em tudo isso de uma vez, se precisar de uma “mãozinha”, entre em contato com a gente.

 

Escrito por: Rodrigo de Freitas Sposito

 

Fontes: 

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38467/brasileiro-opta-por-experiencia-de-marca.html

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38519/ford-mapeia-seu-consumidor-em-relatorio-sobre-tendencias-para-2020.html

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38530/experiencia-como-tendencia-para-empresas.html

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38523/conteudo-e-a-estrategia-do-b2b-para-2020.html

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38515/consumidores-pagam-mais-por-experiencias.html

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