Muitos empresários que utilizam nosso trabalho nem imaginam como é o nosso fluxo de trabalho. Compreender como os setores de uma agência atuam, pode dar uma dimensão de como a criação e o gerenciamento de comunicação empresarial especializado é mais complexo e dedicado do que você imagina.
Atendimento: o atendimento é responsável pela comunicação entre a agência e seus clientes. Esse setor também faz a prospecção de novos clientes, o que ajuda no desenvolvimento de um relacionamento agência/cliente, já que a mesma pessoa que negociou o serviço de comunicação continuará atendendo a empresa durante todos os passos do trabalho contratado.
Criação: esse setor é responsável pelo desenvolvimento de todas as peças publicitárias da agência. É uma área de grande importância, porque é onde estão os designers, redatores, filmmakers e outros profissionais, que criam tudo que a empresa entrega aos seus clientes.
Departamento de mídia/técnico: aqui ficam os especialistas em maximizar a audiência dos conteúdos da criação. São profissionais responsáveis por selecionar os melhores veículos e horários para os comerciais, pontos para outdoor etc, além de cuidar das campanhas online, que também são essenciais.
Enquanto a criação cuida do conteúdo, o departamento de mídia cuida de onde e quando os criativos serão veiculados, para o máximo resultado.
Nas atividades mais técnicas, temos programadores e outros especialistas, sendo que muitos desses serviços são prestados por freelancers.
Ao contrário do que muitos acreditam, nem todas as agências de comunicação contam com profissionais de marketing. Apesar de marketing e publicidade de serem áreas muito próximas em seu contexto, divergem sobre a questão do consumo.
A publicidade tem como principal preocupação o aspecto midiático da relação empresa/público, enquanto profissionais de marketing possuem uma visão mais prática e voltada aos resultados de vendas.
Portanto, contratar uma agência de comunicação que tenha também expertise em marketing, como é o caso da Pquadrado, vai permitir que você tenha sempre ações e campanhas preocupadas em comunicar de forma original e divertida, e também empenhadas com a assertividade e os resultados positivos.