Quando você contrata uma agência de comunicação, você tem pelo menos um designer gráfico que vai atender a sua conta.
Aproveitar adequadamente a expertise desse profissional agrega benefícios muito maiores do que você pode imaginar.
Por isso ao receber um material desenvolvido para a sua empresa, é importante entender que tudo nas artes apresentadas tem um motivo para ser, e foram feitas seguindo critérios consistentes.
Leitura e aplicabilidade: o designer gráfico tem olho clínico para produzir uma peça, de modo a possibilitar a leitura e a compreensão da mensagem na mídia aplicada.
Quando o designer evita uma fonte com muitos elementos para um logo ou uma faixa é porque ele sabe que essa fonte vai diminuir a capacidade de leitura.
Da mesma forma, se um logo tem muitos detalhes, pode ter problemas de aplicação, por exemplo, no bordado de uniformes ou em outros suportes.
Teoria das Cores: a escolha das cores é muito importante, porque pode transmitir sensações e informações por linguagem não escrita.
Como exemplo, para uma empresa de entregas, o designer gráfico provavelmente vai trabalhar com cores vibrantes, que denotam movimento e velocidade, como vermelho ou amarelo vivo.
Outra preocupação é trabalhar dentro do esquema de cores da identidade visual da empresa, que deve ser mantida para não descaracterizar a marca.
Tecnologias disponíveis: O designer gráfico sabe como aproveitar o máximo dos recursos de impressão e acabamento (offset, silkscreen, hot stamping, relevos, vernizes, laser, etc) e suportes (papéis, tecidos, plásticos e outros). Cada tipo de impressão exige artes diferentes e um designer gráfico deve ter conhecimento de todas elas para fornecer a você um material perfeito e diferenciado.
Como cliente, você precisa estar satisfeito com todos os trabalhos de design gráfico da agência e, ao invés de simplesmente olhar uma peça e dizer que não gostou, é importante conversar com o pessoal do atendimento para conhecer o conceito por trás da ideia apresentada.
Dessa forma, você vai ter uma percepção mais apurada da proposta do designer, entender o conteúdo da arte apresentada e pode sim, sugerir elementos que possam melhorar ainda esse material.
Dessa forma, você não deixa de ter suas opiniões sobre o trabalho do designer, e maximiza os resultados oferecidos, respeitando o trabalho e o conhecimento que o designer gráfico traz para os materiais da sua campanha, embalagens, PDV e outros materiais impressos.