Matriz BCG: Aprenda a usar e os cuidados com ela.

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Postado originalmente em 04/08/2021

A matriz BCG é uma ferramenta extremamente útil, mas que parece esquecida pelas empresas mais novas.

Podemos afirmar que muitas empresas tomam decisões inadequadas a longo prazo, e que seriam facilmente evitadas com análise por meio desta Matriz.

É fundamental ter em mente que em nenhum momento foi dito que uma empresa inovadora precisa, obrigatoriamente, deixar de seguir ensinamentos que são funcionais, mesmo que mais tradicionais.

Por isso mesmo, dedicamos este espaço a uma forma inteligente de definir investimentos em produtos, baseados em resultados que realmente importam.

Vamos mostrar como a matriz BCG pode ser usada para definir a prioridade de investimentos e outras questões extremamente importantes para a sua empresa.

Como funciona a matriz BCG?

A matriz BCG funciona de forma simples, mas eficaz.

Ela analisa seus produtos ou serviços por meio de duas das suas principais qualidades.

Logicamente não se deve usar esse o único parâmetro decisório para os investimentos da sua empresa, mas ignorá-la totalmente também não é mais inteligente, já que as informações que ela oferece são bastante relevantes para o ciclo de vida de um produto.

Levando isso em consideração, é importante também entender que nenhum método oferece 100% de eficiência.

Ou seja, mesmo a matriz BCG pode induzir ao erro se não for utilizada em parceria com outros dados e informações.

Com isto em mente, vamos aprender a utilizar a matriz BCG.

Como utilizar a matriz BCG?

A matriz BCG é de simples execução, mas possui seus desafios.

É importante não levar essa matriz a ferro e fogo, pois como já citamos, analisar dados isolados da visão total pode induzir ao erro.

Para produzir uma matriz BCG é necessário criar uma tabela com 4 quadrantes, sendo em um dos lados a participação no mercado e no outro a taxa de crescimento deste mercado.

Ou seja, você tem quatro informações pautadas nessa situação de crescimento de mercado (baixo e alto) e participação de mercado (baixa e alta).

Passamos a ter quatro principais tipos de produtos separados da maneira a seguir:

Estrela (participação de mercado alta crescimento de mercado alto): esse produto é o destaque da sua empresa nesse momento. Ele vem oferecendo extrema lucratividade, mas ainda é necessário investir em publicidade para ele, já que ele é destaque no mercado onde atua, e o crescimento do mercado pode modificar isso.

Interrogação (crescimento de mercado alto, participação de mercado baixa): este é, na maioria das vezes, um produto novo que ainda não alcançou a maturidade de vendas no seu segmento, mas que tem bastante potencial, já que o crescimento no mercado pode transformá-lo em uma estrela.

Este é um produto no qual vale a pena investir, e ter bastante produtos nesse estágio é o ideal para uma empresa inovadora, mas sempre mantendo suas estrelas “bem nutridas”.

Vaca leiteira (participação de mercado alta, crescimento do mercado baixa): assim como uma vaca, esse produto não gera mais tanto gasto assim. É um produto que vai exigir mais a manutenção da base de clientes fiéis do que investimento em expansão.

É importante manter esse tipo de produto sob vigilância e cortá-lo do catálogo no momento em que ele se tornar um abacaxi.

Abacaxi (crescimento de mercado baixa, participação de mercado baixa): é necessário um excelente motivo para manter um abacaxi no seu catálogo. Esse produto muito provavelmente utiliza recursos da empresa que poderiam ser melhor usados em qualquer outro produto de forma mais eficiente O recomendável é retirar do catálogo assim que essa situação for identificada.

Como já comentamos, a matriz BCG não é 100% infalível, mas ela é capaz oferecer insights a respeito da realidade dos produtos da empresa e ainda ajudar na tomada de decisões acertadas.

Comece a analisar seu catálogo com base nessa matriz e consiga verificar onde os seus investimentos podem estar sendo, na verdade, desperdícios.

A Pquadrado tem uma equipe de especialistas que pode ajudar você a investir nos produtos certos e no posicionamento da sua marca. Entre em contato!

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