Existem diversos tipos de liderança. Sabe qual é o seu?

Endomarketing
Endomarketing: seus colaboradores também merecem
18 de maio de 2022
design gráfico
Design gráfico: como aproveitar o trabalho da agência?
18 de julho de 2022
tipos de liderança

tipos de liderança

(Postado originalmente 17/08/21) Existem diversos tipos de liderança, e cada um deles traz vantagens e desvantagens inerentes à sua aplicação.
Vamos falar a respeito dos estilos de liderança e mostrar quais são os principais pontos de cada um, dando a você a chance de fazer uma análise do seu estilo atual e mostrando outros estilos, que você pode assumir.



tipos de liderança: suas fraquezas e suas forças. 



Líder autocrático: é o típico chefe à moda antiga. Ele é o responsável, ele decide, ele dá as cartas. Questioná-lo sobre alguma decisão ou oferecer alguma opinião pode ser encarado como um desafio à sua autoridade.
A vantagem deste tipo de gestor é que ele pode depender menos de mão de obra qualificada ou de níveis gerenciais, o que pode baratear seus custos.
Mas ele vai ter mais preocupações com detalhes e pode acabar entrando em burnout.
O principal defeito dessa liderança é que a produtividade pode cair quando esse tipo de gestor não estiver presente e esse tipo de gerenciamento pode afastar talentos com preferências mais liberais, aumentando a rotatividade de colaboradores.

Líder Democrático: esse é o líder que assume uma posição mais horizontal em relação aos seus liderados. Ele gosta de ouvir a opinião de outras pessoas e as leva em consideração.
Esse líder pode se tornar amplamente eficiente em reter talentos e ainda contar com equipes autogerenciadas, ou seja, não precisa estar 100% do tempo fiscalizando performances, porque sua equipe sabe o que precisa ser feito.

Isso é uma das melhores vantagens desse líder.


Um dos maiores desafios do líder democrático é impor-se como uma figura de autoridade a ser respeitada. Muitas pessoas, especialmente aquelas acostumadas ao estilo de liderança autocrático, podem encarar este estilo de liderança como vacilante.
O líder democrático também investe mais tempo nas tomadas de decisão, já que consulta outras pessoas no momento de definir um caminho, o que pode se tornar um problema em momentos de crise, quando uma resposta rápida é necessária.

Líder Liberal: esse líder parte do pressuposto de que todos sabem o que fazer, todos são responsáveis e estão em busca da excelência, então tudo que ele precisa fazer é delegar tarefas.
Esse tipo de líder é considerado moderno e atraente para muitas pessoas, principalmente para os jovens e aqueles que querem ter a sensação de empreender enquanto ainda gozam das regalias e seguranças de um trabalho remunerado.
Esse tipo de líder está buscando criar uma empresa inteligente, que permite que talentos encontrem satisfação em seus desafios. Além disso, este líder deseja que seus comandados encontrem suas próprias vozes dentro do mercado, sendo inclusive o tipo de líder que gera outras empresas dentro da sua, para tê-las como parceiras.

íder Coach e Líder Técnico: apresentamos esses dois tipos de líderes em um único item porque os dois usam como principal ferramenta de liderança uma habilidade que eles possuem.
O líder coach foca seus esforços de liderança em ajudar seus colaboradores a evoluir, criando um ambiente onde o trabalho é desenvolvido sempre com um foco na evolução de quem está trabalhando.  
Já o líder técnico está mais focado na atividade fim da empresa, sendo que muitas vezes é um profissional muito respeitado no mercado que empresta sua credibilidade ao trabalho da empresa.
A principal deficiência do líder técnico é que ele pode não ter habilidades de administração e negócios, e seus focos podem prejudicar decisões estratégicas, como decidir entre diminuir a capacidade de aprendizado da equipe em prol de maior eficiência no trabalho.

Líder Paternalista: o líder paternalista apresenta um viés mais pessoal na sua relação com seus colaboradores, e na maioria das vezes acaba sacrificando um pouco a eficácia e a assertividade do trabalho para gerar um ambiente de trabalho onde as pessoas são respeitadas.
Existe uma real preocupação com seu estado geral mesmo fora do trabalho, o que pode fazer com que as relações fiquem um pouco confusas em alguns momentos.
Pesquisas indicam que é um tipo de liderança muito benquista no Brasil, sendo considerada uma das favoritas, mas suas maiores deficiências são a falta de assertividade em alguns aspectos, e um demasiado envolvimento pessoal na vida dos seus liderados, que pode se tornar um problema com o tempo.

Qual o seu tipo de liderança?  Como você percebeu, não existe um tipo de liderança perfeita, existem as mais adequadas para os desafios da atualidade e para os mercados de alto impacto, mas tudo depende da missão e do perfil da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.